O Youtube poderá encerrar canais que forem considerados “não viáveis comercialmente”
Bom dia pessoal!
O Youtube atualizou recentemente seus Termos de Serviços e a partir de 10 de dezembro de 2019, essas novas regras entrarão em vigor.
Dentre todas as mudanças, a que mais está gerando polêmica, é o parágrafo sobre “Rescisões pelo Youtube para alterações do Serviço”, que diz o seguinte:
“O YouTube poderá encerrar seu acesso ou o acesso da sua Conta do Google a todo o Serviço ou parte dele se acreditarmos, a nosso critério exclusivo, que a prestação do Serviço para você não é mais comercialmente viável.”
O entendimento geral desse parágrafo é que, canais que forem considerados, à critério único e exclusivo do Youtube, como canais que não são comercialmente viáveis, ou seja, não geram lucro para a plataforma, serão excluídos.
No entanto, o Youtube não esclareceu o que quer dizer claramente com uma conta não ser “comercialmente viável”, mas isso já deixou alguns youtubers descontentes e assustados com esta decisão.
Já deu pra perceber que isso afetará milhares de canais pequenos, em crescimento, canais novos que ainda não conseguiram engajamento de público, etc. Se seu canal não está gerando uma receita aceitável, ele não presta para figurar no Youtube.
O que dizer de uma regra babaca dessas? Que o Youtube deixou de ser uma Rede Social de vídeos para ser uma Rede Social Mercenária, onde o único e exclusivo propósito é a geração de renda para a plataforma e seus anunciantes. Os únicos que se salvarão, serão os canais “milionários”, que se desdobram dia após dia para manter o seu canal ativo, fazendo de tudo — eu digo, TUDO MESMO — para manter o engajamento dos inscritos — o que não é uma tarefa fácil hoje em dia.
Será o fim do Youtube? O que você acha disso? Sinceramente, eu já vou dizendo adeus pra vocês, meus queridos inscritos, pois o meu canal, com certeza será um dos que serão excluídos pelo Youtube. O jeito é procurar outra plataforma para armazenar todos os vídeos que fiz e faço com todo amor e carinho do mundo pra vocês. Lamento muito galera! ♥