GUIA: ATLAS MMO para iniciantes // Mundo Drix

GUIA: ATLAS MMO para iniciantes

Publicado em 20/01/2019, por Drix // Dicas e Tutoriais MMORPG

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje eu quero compartilhar com vocês, um pequeno guia para iniciar no jogo ATLAS MMO. Depois de um início bastante complicado, atualmente o jogo está ganhando mais estabilidade e corpo, visto o trabalho árduo da produtora – Grapeshot Games – que tem sido incansável em suas correções e atualizações, tentando trazer a cada dia, uma melhora significativa ao jogo.

O que é o ATLAS?

Atlas é um jogo MMO de mundo aberto que apresenta inúmeras aventuras de pirataria, navegação, exploração e construção, onde os jogadores tem a chance de construir seu próprio navio e comandar suas tropas, reivindicar um território e comandar os mares.

O mundo do ATLAS é composto por várias ilhas que poderão ser exploradas para a obtenção dos recursos iniciais. Ao iniciar no ATLAS, escolha sempre o local denominado “Freeport”.

Servidores

Até o momento existem apenas 4 servidores oficiais, sendo 2 NA (Norte Americano) e 2 EU (Europeu), porém, já existem vários servidores não oficiais, inclusive brasileiros.
Para quem ainda não conhece o jogo, eu aconselho acessar um servidor no modo PvE.

Freeport

Nos Freeports você vai encontrar todo o apoio necessário para iniciar sua aventura. Lá você tem água potável, poderá construir sua primeira embarcação, além de coletar vários itens necessários para sua sobrevivência. Nestas regiões o PvP é desativado. Você pode permanecer até o nível 8 nos Freeports, depois disso, o jogo aconselha que você inicie sua exploração pelo mundo, para conseguir outros tipos de recursos e poder evoluir ainda mais o seu personagem.

Coletando os itens iniciais

Uma vez que você spawna num Freeport, seu objetivo agora é coletar itens que irão te ajudar a evoluir no jogo. Colete pedras, madeira, fibra, etc.
Conforme você vai coletando, você vai ganhando pontos de XP e com estes pontos, poderá liberar habilidades para criar diversos itens.

Pressione a tecla “I” para abrir o seu inventário.

Distribua os pontos de XP ganhos com a coleta, clicando nos ícones de HEALTH, WEIGHT e FORTITUDE. Inicialmente é importante focar nestes 3 status.

Liberando as habilidades

Depois de ter coletado alguns recursos, você já deve ter subido de nível e agora já poderá liberar algumas habilidades. Pressione a tecla “I” para abrir o seu inventário e, em seguida, clique na aba “Skills”.

A primeira árvore de habilidades a ser liberada, será a SURVIVALISM (Sobrevivência). Com estas habilidades você será capaz de criar as ferramentas iniciais de pedra, roupas básicas, fogueira, tocha, cama, etc.

Note que você vai ganhando SKILL POINTS (pontos de habilidade) e usará estes pontos para ir liberando cada grupo de habilidades. Gaste seus pontos com sabedoria!

Ferramentas iniciais

Agora que já aprendemos a habilidade “The Basics”, já podemos criar nossas primeiras ferramentas que irão auxiliar na coleta de recursos.

Vamos criar uma picareta de pedra com os seguintes recursos:

2 Fibras
6 Pedras
6 Madeiras

Com esta picareta já podemos coletar Flint (sílex) para criar nosso primeiro machado.

Vamos criar nosso machado de pedra com os seguintes recursos:

15 Fibras
3 Flint (sílex)
1 Pedra
3 Madeiras

Agora que nós já temos as ferramentas iniciais, podemos coletar mais facilmente os recursos para criar outros itens.

Materiais básicos

Alguns recursos básicos muito importantes poderão ser conseguidos na sua primeira ilha, tais como: Wood (Madeira), Thatch (Palha), Fiber (Fibra), Stone (Pedra), Flint (Sílex), Hide (Couro), Meat (Carne), Fruit (Fruta) e Fish (Peixe).

Madeira

Madeiras podem ser conseguidas através de árvores, socando com os punhos ou usando um machado, que é a forma ideal, já que ao usar os punhos você irá se machucar e perderá vida aos poucos. Picaretas também podem ser usadas para extrair madeira, mas o machado irá extrair maior quantidade.

Palha

A palha pode ser conseguida através das árvores e assim como a madeira, você poderá usar os punhos para extraí-la, mas o ideal é utilizar uma picareta. O machado também poderá ser utilizado, mas a picareta irá extrair maior quantidade.

Fibra

A fibra é um dos recursos mais importantes no jogo e será utilizado bastante na criação de diversos itens. Para conseguir fibra você deve coletar com as mãos, arbustos no chão, utilizando a tecla E. Em alguns casos, dependendo da região onde você estiver, outros materiais poderão ser utilizados no lugar da fibra, tais como: Bambu, Algodão, Juta, Seda, Algas, etc.

Pedra

Pedras podem ser coletadas do chão ou de rochas maiores usando o machado ou picareta. O machado irá extrair maior quantidade de pedras.

Sílex

Sílex ou Flint, pode ser coletado das pedras, usando uma picareta.

Couro

O couro poderá ser extraído dos animais abatidos usando os punhos, mas, usando o machado, você conseguirá maior quantidade.

Carne

A carne poderá ser extraída dos animais abatidos usando os punhos, mas, usando a picareta, você conseguirá maior quantidade. Este item será muito importante para a sua sobrevivência, pois irá suprir suas necessidades de proteína.

Frutas

As frutas podem ser coletadas com as mãos, pelo chão. Existe uma grande variedade de frutas e todas elas serão importantes para a sua sobrevivência, pois irão suprir suas necessidades de vitamina C.

Peixe

Você poderá matar peixes pelos mares, com os punhos ou com a ajuda de uma lança e depois traze-los para a superfície, onde, com a ajuda de um machado, você irá extrair sua carne. Os peixes serão extremamente importantes para a sua sobrevivência, pois eles irão suprir suas necessidades de Vitamina D.

Status do Personagem

Conforme seu personagem vai ganhando nível, será possível distribuir pontos que irão melhorar a progressão do personagem. Existem 8 status e dentre eles, health, fortitude e weight são os mais importantes inicialmente.

HEALTH (Saúde)

A saúde é a mais importante estatística de personagem e você deve ter muitos pontos nela especialmente se você pretende focar no PvP.

STAMINA (Energia/ Resistência)

A resistência é necessária para ações como pular e correr.

FOOD (Comida)

Você deve ter sempre alimentos prontos para consumo em seu inventário.

WATER (Água)

Você deve ficar sempre atento a este status para não ficar desidratado.

OXIGEN (Oxigênio)

Invista alguns pontos em Oxigênio só se você planejar mergulhar muito.

FORTITUDE (Força)

Fortitude lhe concede mais defesa contra temperaturas extremas, então, será muito útil investir vários pontos neste status.

INTELIGENCE (Inteligência)

Inteligência irá permite criar itens com mais rapidez e oferecer mais bônus a eles, menores tempos de espera e você poderá usar habilidades mágicas.

WEIGHT (Peso)

Peso permite transportar mais itens no seu inventário.

No ATLAS, além de nos preocuparmos com o nossa saúde, fome, sede, energia, etc, também precisamos nos preocupar com as vitaminas.

Controlando a saúde do personagem

Como em outros jogos de MMO o sistema de saúde do personagem requer muito controle e atenção, pois os níveis devem estar sempre altos para uma boa sobrevivência.

No canto inferior direito da tela do jogo, você encontrará uma barra vertical contendo ícones que ajudarão a controlar a sáude do seu personagem. Conforme os níveis vão abaixando, seu personagem vai sofrendo dano e poderá morrer se você não preencher suas necessidades.

Fique sempre atento aos status de Água, Comida, Vida e às Vitaminas!

Vitaminas

As vitaminas são divididas em 4 tipos: A, B, C e D.

Vegetais irão suprir as necessidades de vitamina A, representado pela seta amarela.

Carnes vermelhas irão suprir as necessidades de vitamina B, representado pela seta roxa.

Frutas irão suprir as necessidades de vitamina C, representado pela seta laranja.

Carne de peixe ou Leite irão suprir as necessidades de vitamina D, representado pela seta azul claro.

Jangada (Raft)

Agora que você já sabe tudo sobre como se manter vivo, já coletou diversos materiais no freeport, que tal partir em busca de novas ilhas?
Isso será possível se você construir sua primeira embarcação: A Jangada!

No freeport, existe um NPC (Shipyardsman), que fica no porto e ao interagir com ele, será possível construir uma jangada. Serão necessários alguns materiais para a construção:

75 fibras
20 couros
80 madeiras

Tendo todos os itens necessários, dentro do inventário, basta clicar duas vezes no blueprint da jangada para iniciar a construção.

Neste mesmo NPC, também será possível construir um barco a remos, caso você já o tenha aprendido nas skills.

Se você estiver jogando sozinho ou em até 3 pessoas, uma jangada será mais eficiente do que o barco a remos.

Em cima da jangada, você poderá colocar uma fogueira, uma cama e um baú (ou armário) para guardar seus pertences.

É recomendado que você carregue em seu inventário todo o suprimento necessário para sua sobrevivência no mar, como carnes vermelhas, carnes de peixe, frutas, vegetais e água. Você poderá carregar água se fizer uma espécie de cantil de couro, feito com os seguintes materiais:

10 fibras
5 couros

Para começar a navegar com a sua jangada, você precisará pressionar a tecla “E” para abrir o menu de controle da vela.

Existem cinco opções: Rotate Sails (Girar Velas), nesta opção você poderá escolher em qual grau abrir a vela, isso controla sua rotação de movimento, Fully Open All Sails (Abrir Totalmente Todas as Velas), Open All Sails (Abrir Todas as Velas), Close All Sails (Fechar Todas as Velas) e Fully Close All Sails (Fechar Totalmente Todas as Velas).

Quando você está controlando a jangada, você verá o ícone de barco no canto superior direito da tela. O verde é o posicionamento das velas da jangada e a direção em que a jangada está se dirigindo e a flecha branca é a direção do vento. Também poderá ver os status de Vida, Peso e XP da embarcação.

Sabendo a direção dos ventos, basta que você controle a rotação da vela através da opção “Rotate Sails”, movendo-a na quantidade de graus necessários para ajustar o curso.

À medida que você vai navegando, a embarcação vai ganhando pontos de XP que poderão ser distribuídos nas Estatísticas da Embarcação. Estas estatísticas poderão ser acessadas ao pressionar a tecla “E”, olhando em direção ao chão da embarcação.

Additional Weight (Peso Adicional) – Aumenta a capacidade de peso da embarcação

Sturdiness (Vitalidade) – Aumenta a vitalidade da embarcação

Additional Crew (Tripulação Adicional) – Aumenta o limite de tripulação da embarcação

Accommodations (Acomodações) – Aumenta a quantidade de camas que poderão ser adicionadas à embarcação além de melhorar a velocidade de recuperação e reduzir o montante total de pagamentos à tripulação.

Muito cuidado ao sair em sua primeira aventura pois o mar está repleto de perigos como animais marinhos enormes e os temidos Piratas! E se você estiver jogando em servidor PvP, também poderá encontrar outros jogadores que não hesitarão em destruir sua embarcação. Fique atento!

Enfim… Por enquanto é só!

Bem pessoal, este foi um pequeno guia, criado por mim, levando em consideração a minha experiência inicial no ATLAS MMO. Espero que ele ajude aos demais novatos a iniciar também. Qualquer dúvida ou se quiserem mais conteúdos como este, façam um comentário!

Beijokas da Drix!

 

 

 

Inscreva-se no nosso canal no Youtube e siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!

Drix

Youtuber fundadora do blog Mundo DRIX. "Procuro trazer um pouquinho de tudo que eu gosto, que vai desde notícias sobre jogos, até meus vídeos favoritos sobre cães e gatos" ♥

2 Comentários para “GUIA: ATLAS MMO para iniciantes”

  1. Olá.. gostaria de saber sobre as ilhas habitadas por players, onde os mesmos se tornam proprietários e onde exige pagamento de ouro e tudo mais..
    Muitas ilhas tem avisos que para poder ficar e construir tem que pedir permissão, isso tudo no online..comecei a jogar a pouco tempo e vim do ark.. queria saber como funciona as taxas e como posso construir de maneira tranquila e se eu construir sem a autorização do dono ele pode destruir tudo? Obrigado

    1. Olá Wagner.
      Na época que eu jogava, você tinha o direito de possuir uma região, usando uma bandeira e NINGUÉM podia construir nessa região, a menos que fosse do mesmo “clã”. Não tinha esse lance de pagar pra construir não.
      Eu sempre joguei em servidores oficiais. Pode ser que você tenha entrado em algum servidor privado, modificado. Aí você tem que ver com o dono do servidor e pedir maiores informações sobre como funciona.

      Abraços!

Esta página não recebe mais comentários.

© 2024 - Todos os direitos reservados // wpmidia.lab