Dicas para crescer no Youtube
O Youtube é um excelente sistema para publicação de vídeos, de forma gratuita, na internet.
Nele podemos encontrar vídeos de todos os tipos, desde os mais bizarros, até os mais bem produzidos.
Você pode enviar um vídeo e ele se tornar “viral”, fazendo um baita sucesso da noite para o dia, ou ao contrário, pode enviar um vídeo que não faça tanto sucesso assim.
Fazer sucesso no Youtube é o sonho de muita gente. Muitos tem seus 15 minutos de fama e acabam no esquecimento, outros conseguem se manter no topo e continuam crescendo.
Mas qual é a fórmula do sucesso? Ela existe mesmo?
Bom, se existe eu realmente não sei. O que eu sei é que, o que existe de verdade, é trabalho. E eu não estou falando de pouco trabalho. Eu estou falando de muito trabalho!
Sim pessoal. Não pensem que manter um canal no Youtube é fácil pois não é. Ter um canal no Youtube demanda muito esforço e dedicação.
Se você pensou que seria fácil “bombar” no Youtube sem esforço, então pare de ler agora e vá assistir TV. Mas se você quer crescer no Youtube e está ciente de que irá trabalhar bastante, então continue lendo que eu vou passar algumas dicas importantes pra te ajudar nesse trabalho.
Primeiro um pouquinho da minha história
Todo mundo sabe que eu não sou mais uma garotinha e eu já sofri muito preconceito por conta disso. É galera, por incrível que pareça eu já sofri sim!
Eu comecei no Youtube em agosto de 2012 e acho que já posso compartilhar algumas experiências adquiridas ao longo desse tempo.
O começo
O começo não é nada fácil pra ninguém e por que seria pra mim? Muitos acham que, por eu ser mulher, tudo é mais fácil. Engana-se quem tem essa mentalidade.
Comecei meu canal no Youtube só por diversão mesmo e ele era focado em Minecraft — me julguem! Daí o nome Drikraft.
Com o passar do tempo, senti a necessidade de inovar, de jogar outros jogos, afinal de contas, a vida não é quadrada. Foi então que eu comecei a trazer novos jogos pro canal, diversificando assim, a programação.
Sim, eu tinha uma programação! E isso é super importante. Às terças eu trazia Minecraft, às quintas, algum jogo de terror e aos sábados, The Sims 2.
Confesso que hoje em dia, devido aos meus compromissos de trabalho, eu não consigo mais seguir uma programação e lamento muito por isso.
Mas vocês devem estar se perguntando: Cadê as dicas?
Tá bom! Vamos passar logo para as dicas…
Dica 1 – Qualidade
Ninguém vai se interessar pelo seu canal se ele não tiver qualidade. Pronto, falei!
Ter um canal no Youtube não é só ter um computador, um microfone, uma webcam e acesso à internet. Vai muito além disso. Você tem que ter um bom computador, assim poderá trazer jogos mais atuais (que exigem um bom processador, memória e placa de vídeo), um bom microfone ou headset (fones de ouvido com microfone), para que sua voz fique agradável aos ouvidos, sem chiados e interferências, uma boa webcam, se você quiser mostrar seu rostinho lindo para o seu público e uma banda larga (internet) razoável, pois muitos jogos são Online e você poderá sofrer muito com o lag e perda de conexão, sem contar que também vai precisar de uma boa velocidade de upload para enviar seus vídeos pro Youtube sem sofrimento.
Então só comece um canal se você realmente tiver interesse em dar continuidade no seu projeto e acima de tudo, tiver a qualidade mínima indispensável para isso.
Dica 2 – Menos é mais e mais é menos
Essa dica se refere ao visual do seu canal.
Muita gente reclamou quando o Youtube mudou radicalmente o layout dos canais. O povo estava acostumado aos layouts super decorados, cheios de cores, brilhos, efeitos (muitas vezes pareciam carros alegóricos do carnaval).
Tenha em mente o seguinte: Quem visita o seu canal, não está lá pela sua arte, pelas cores vivas, pelos brilhos e efeitos de Photoshop, mas sim, pelo seu conteúdo, ou seja, seus vídeos.
Seja simples! Menos é mais! Não estou dizendo pra você deixar seu canal pelado, sem cor, nem nada. Pelo contrário. Faça uma arte bem legal, agradável ao olhar, não abuse das cores e suas combinações. O que deve chamar atenção são seus vídeos, para isso, faça thumbnails bacanas, que expressem o que iremos ver no vídeo — Tá. Podem usar aquelas “setinhas vermelhas” se quiserem dar destaque a algo na thumb. Só não abusem… O Youtube, hoje em dia, está desmonetizando vários vídeos por conta de suas thumbnails apelativas, contendo imagens inapropriadas, como violência, pornografia, entre outros objetos muito usados para chamar atenção para os vídeos. Não faça isso! Seja consciente e use o bom senso!
Dica 3 – Redes Sociais
Não é de hoje que as redes sociais se tornaram uma forte aliada da publicidade. Então por que não usá-las ao nosso favor?
Crie uma “Fanpage” no Facebook, um Twitter, Instagram, Tumblr, ou o que for… mas esteja presente nas redes sociais sempre!
Use estas ferramentas de forma saudável, até porque, ninguém gosta de “spammers”, nem de gente chata. Então, use com moderação.
Divulgue seus vídeos, suas fotos (com muito cuidado), suas idéias, compartilhe coisas legais, interaja com seus inscritos através das redes sociais. Tenho certeza que eles vão ficar muito felizes em receber, nem que seja, um “Oi” seu.
Dica 4 – Parcerias
Uma coisa eu aprendi: Ninguém é nada sozinho. Faça parceiros! Faça amigos!
As parcerias entre canais são uma forma interessante de divulgação. Mas fique atento a um detalhe importante: faça parceria com canais na mesma faixa de inscritos e de mesmo segmento de conteúdo.
Não fique pedindo parceria para canais com 3 vezes o tamanho do seu canal, além de ser chato, isso vai gerar uma desconfiança de que você está tentando se aproveitar daquele canal, levar vantagem, etc.
Outra forma de parceria, sem vínculos, é gravar gameplays com outros canais ou os chamados “Collabs”, onde você faz um vídeo para o canal do parceiro e o parceiro faz um vídeo para o seu canal.
Enfim, desde que seja bom para ambas as partes, as parcerias só têm a ajudar no crescimento dos canais.
Dica 5 – Mostre-se
Se você não se mostra — não estou falando de mostrar a cara — como as pessoas vão saber que você existe, que você tem um canal no Youtube?
Esteja sempre presente, participe, comente em outros canais, dê sua opinião. As pessoas querem te conhecer e são muito curiosas, principalmente se você falar coisas interessantes.
Mas atenção: não seja chato, não arrume “tretas” (fuja delas). Faça comentários inteligentes e pertinentes ao vídeo que estiver assistindo.
Outra forma de estar sempre presente é participar de grupos de jogos ou de divulgação. O Facebook está cheio deles. Aproveite!
Dica 6 – Um blog também ajuda
Crie um blog ou site para o seu canal (se precisar de ajuda, eu sou desenvolvedora web, mas não faço nada de graça, viu?).
Poste seu conteúdo também no blog. Hoje em dia, os mecanismos de busca são excelentes para se encontrar conteúdos na internet. Use palavras-chave (ou tags) em suas postagens, pois isso ajuda muito na indexação do seu post.
Uma dica bem legal é usar WordPress como plataforma de gerenciamento do seu blog ou site. Ele é impressionantemente bom com isso! (Sou suspeita pra falar! Sou expert em WordPress..rs)
Dica 7 – Tenha uma identidade
Seja você mesmo. Não copie. Se inspire.
É isso pessoal. Não há fórmula para o sucesso, mas sim, muito trabalho e dedicação.
Tá! Agora pára tudo e vai lá no meu canal e se inscreve: http://youtube.com/MundoDRIX =P
Espero que com as minhas dicas você consiga, pelo menos, ter uma idéia melhor do que é ter um canal no Youtube e consiga encontrar o caminho certo para o seu sucesso!
Até a próxima. Um super beijo!
Drika Gamer