CD PROJEKT RED sofre ataque cibernético e tem dados roubados!
Em comunicado oficial, através de suas redes sociais, a CD PROJEKT RED divulgou que a empresa sofreu um ataque cibernético no dia de ontem. O hacker teve acesso à toda rede interna da empresa e se apropriou de diversos dados, incluindo códigos-fonte dos jogos desenvolvidos pela mesma.
Important Update pic.twitter.com/PCEuhAJosR
— CD PROJEKT RED (@CDPROJEKTRED) February 9, 2021
O hacker deixou uma nota dizendo que teve acesso aos códigos-fonte de Cyberpunk 2077, The Witcher 3, Gwent e uma versão não lançada de The Witcher 3. Além disso, também foram roubados documentos relacionados à contabilidade, administração, documentos legais e sobre investidores. A nota também dizia que os servidores haviam sido criptografados, mas a CD PROJEKT informou que os backups estariam intactos e que todos os dados estavam sendo restaurados.
Parece que um resgate também foi exigido, mas a CD PROJEKT disse que não iria negociar de forma alguma e que já havia levado o caso para às autoridades legais competentes.
Apesar de todo este problema, a CD PROJEKT garantiu que nenhum dado dos jogadores foi comprometido.
Este tipo de crime se tornou bastante comum hoje em dia e o sentimento de insegurança só aumenta, porque parece que todos os esforços empregados na segurança dos dados é inútil. Lamentamos demais o ocorrido com a CD PROJEKT e, posso estar enganada mas, ao que tudo indica, o ataque pode ter sido motivado pelo desastroso lançamento de Cyberpunk 2077 — mas isto não justifica o crime e o autor deve ser punido!