Bungie adia lançamento de Marathon após críticas e controvérsias internas
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|O aguardado jogo Marathon, da desenvolvedora Bungie, teve seu lançamento adiado indefinidamente. A decisão foi anunciada após uma série de desafios enfrentados pela equipe, incluindo críticas negativas durante o teste Alpha fechado em maio de 2025, acusações de má conduta interna e até o uso indevido de ativos artísticos.

Originalmente previsto para 23 de setembro de 2025, Marathon é um shooter de extração que prometia renovar a franquia clássica da Bungie. No entanto, o feedback do público durante o Alpha revelou falhas significativas na experiência social do jogo, ausência de recursos populares como o chat de proximidade e uma narrativa considerada superficial. Em resposta, a Bungie afirmou que precisa de mais tempo para entregar um jogo que “realmente reflita a paixão dos jogadores”.
Além das críticas técnicas, a Bungie enfrentou turbulências internas. O ex-diretor do jogo, Chris Barrett, foi demitido após acusações de assédio, o que gerou um processo judicial contra a Sony. Pouco depois, a artista digital Antireal denunciou o uso não autorizado de suas criações no jogo. A Bungie atribuiu o erro a um ex-funcionário e prometeu revisar todo o material de marketing para remover os ativos plagiados.
Esses eventos abalaram a moral da equipe, com relatos de um ambiente de trabalho “ativamente hostil”. Ainda assim, a Bungie afirma estar comprometida em melhorar o combate contra IA, aprofundar a narrativa e criar uma ambientação mais sombria, fiel à trilogia original.
O caso de Marathon lembra outros lançamentos conturbados, como Cyberpunk 2077 e Fallout 76, que conseguiram se recuperar após atualizações e suporte contínuo. Resta saber se a Bungie e a PlayStation conseguirão repetir esse feito.
Fonte: Artigo “Bungie delays Marathon after tumultuous early reception” por Bryant Francis, publicado em Game Developer, em 17 de junho de 2025.