Ator brasileiro, Eduardo Muniz, é a voz do personagem Relik de Fortnite!
Ator que interpretou um conterrâneo em Grey´s Anatomy e é fã de games, dá voz ao personagem Relik, uma das novidades do jogo desenvolvido pela Epic Games!
Em 29 de agosto, é celebrado o Dia Internacional do Gamer, e um dos jogos de maior popularidade global, que cativa jogadores de todas as faixas etárias, é Fortnite. Na mais recente atualização deste jogo, destaca-se a presença do ator brasileiro Eduardo Muniz, que emprestará sua voz original ao personagem Relik, uma das novidades da temporada atual. Muniz expressa sua satisfação, comentando: “É uma grande conquista, ainda maior pelo fato de eu ser brasileiro”. Ele enfrentou o desafio de aprender um novo idioma, criado exclusivamente para o jogo, e tem sido calorosamente apoiado por seus compatriotas, recebendo inúmeras mensagens positivas.
Nascido no Rio de Janeiro e atualmente residindo em Los Angeles (EUA), Muniz foi escolhido para interpretar o primeiro personagem brasileiro de destaque na 18ª temporada de Grey’s Anatomy, uma das séries mais renomadas globalmente. Além disso, sua atuação inclui o filme “O Retorno de Ben”, no qual contracenou ao lado de Julia Roberts, bem como participações em outros filmes e séries tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, incluindo a icônica produção “O Sítio do Pica Pau Amarelo”.
A entrada de Muniz no elenco de Fortnite ocorreu após um teste realizado pela Epic Games, responsável pelo jogo. “Recebi um e-mail de um dos meus agentes sobre um teste para um projeto secreto, que até então, eu não sabia o que era. Chegando lá, vi que se tratava do Fortnite, mas ainda não tinha grandes detalhes, nem sabia para que personagem era. Fiz o teste e, cerca de um mês depois, me ofereceram o papel. Aí eu fui ao estúdio gravar”, conta Muniz.
Um dos desafios, presente já no teste, foi a utilização de uma língua criada pela Epic. “Tive que atuar numa língua que não era nem português e nem inglês, era uma língua específica do jogo. Ela usa o inglês como base, mas faz umas mudanças nos fonemas. Não é preciso aprender o vocabulário inteiro para poder atuar. Como eram frases curtas, eu memorizava a ordem dos fonemas e interpretava, com suporte da direção e da equipe no estúdio”, diz.
“O mais impressionante é que dá para entender o que o personagem está falando pelos gestos e pela emoção transmitida”, afirma o brasileiro.
Paixão por games
Eduardo Muniz é um apaixonado por games, universo que lhe é familiar desde a infância. “Eu sou gamer, sempre fui fascinado por videogame, mas eu nunca tinha feito uma voz original de um game tão famoso até então. Fiquei muito honrado por fazer parte de um dos maiores games da história. É uma grande honra”, orgulha-se.
Incentivo aos brasileiros
O ator lembra do carinho que recebeu de conterrâneos quando souberam de sua participação em Fortnite, dando voz à Relik, o jungle boss. “Veio uma chuva de mensagens positivas, com o pessoal falando ‘que legal, um brasileiro’. Esse feedback do público que ama Fortnite no Brasil, que é muito grande, foi muito legal”.
“Sem dúvida é uma conquista muito maior pelo fato de eu ser um brasileiro radicado nos Estados Unidos, que está se jogando nos projetos. Isso incentiva outros atores de cinema e TV e atores de voz também, saber que há oportunidades, não é algo restrito apenas aos norte-americanos”, completa Muniz.
Carreira
Nascido no Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Muniz começou a carreira estudando teatro na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Em Nova Iorque (EUA), estudou no Michael Howard Studios, onde se formou em 2006.
Atuou em novelas como “Luz do Sol” e “Caminhos do Coração”; dirigiu e atuou em peças de teatro, como “Isso é o que ela pensa” e “Afogando em Terra Firme” de Alan Ayckbourn; “Bull” de Mike Bartlett, “Tudo no Seu Tempo” de Alan Ayckbourn e “Over the Moon with Trains”, de Luke Rosen em NY (Off-Broadway); e em filmes e séries como “Lili a Ex”, “Sítio do Pica Pau Amarelo” e “The Wright Turn”.
Participou do blockbuster indiano “Amazon Obhijaan”, de “O Retorno de Ben”, filme protagonizado por Julia Roberts e de “Professor Shanku em El Dorado”. Interpretou Daniel Lima no episódio “Road Trippin”, da 18ª temporada de “Grey´s Anatomy” que, escrito pelo paulista Beto Skubs, narra o drama de uma família brasileira em busca de tratamento médico para a filha.
Com sua voz, Eduardo assinou campanhas para diferentes empresas do mundo e, tem entre os destaques, trabalhos no canal esportivo Sportv, no canal Modo Viagem e na Rádio MIX FM. Muniz é membro do SAG (Screen Actors Guild), nos EUA.