11 bit studios esclarece uso de IA em The Alters após críticas da comunidade
Há | Faça um comentário
|A 11 bit studios, desenvolvedora de The Alters, emitiu um comunicado oficial para esclarecer o uso de inteligência artificial (IA) durante o desenvolvimento do jogo, após surgirem críticas e questionamentos da comunidade gamer.
Segundo o estúdio, o uso de IA foi pontual e limitado, restrito a ativos temporários durante a fase de produção. No entanto, um desses elementos — um texto gerado por IA usado como textura de fundo — acabou sendo incluído por engano na versão final do jogo. A equipe reconheceu o erro, classificou-o como um caso isolado e afirmou que o ativo já está sendo corrigido.
Além disso, o estúdio revelou que alguns vídeos licenciados assistidos pelos personagens no jogo foram localizados com IA. Isso ocorreu devido à pressão de tempo antes do lançamento, o que impediu a colaboração com suas agências de tradução habituais. Esses vídeos representam apenas 0,3% do total de texto do jogo (cerca de 10 mil palavras de um total de 3,4 milhões). A 11 bit studios já iniciou a substituição dessas traduções por versões feitas por profissionais.

“Mesmo que a decisão tenha sido tomada com a intenção de melhorar a experiência dos jogadores de outros idiomas, reconhecemos que foi um erro — e, acima de tudo, deveríamos ter comunicado isso desde o início”, afirma o estúdio.
A empresa também destacou que está revisando seus processos internos para lidar com os desafios e oportunidades trazidos pelas ferramentas de IA, reforçando seu compromisso com a transparência e a qualidade narrativa que sempre foram marcas registradas de seus jogos.